Sobre a Máquina de leite de soja

Que garantias tenho de que a máquina Midzu é de qualidade?

As máquinas Midzu são fabricadas com rigoroso controlo de qualidade. Além disso, as partes sujeitas a maior esforço são reforçadas ou construídas em materiais resistentes. O Jarro é de aço inoxidável, as pegas bastante robustas.
Espera-se que a máquina tenha uma vida útil superior a 7 anos sem qualquer problema.


A vossa máquina é segura?

Grande parte das máquinas no mercado é segura, e obviamente que a nossa o é! Para evitar surpresas desagradáveis, antes de comprar verifique se a máquina é robusta, bem isolada eletricamente e se tem certificação de uma entidade credível.
A Midzu tem certificação CE, obrigatória na Comunidade Europeia.


Porque é preciso demolhar a soja? Há máquinas que não precisam!

Demolhar a soja não é exigência da máquina. Apenas é aconselhado por questões nutricionais. Todos os feijões contêm ácido fítico, que inibe a semente de germinar. A humidade reduz a quantidade de ácido fítico, aumentando o interesse nutricional da soja e de todos os feijões em geral.
Para demolhar de uma forma prática e eficaz, coloque os grãos numa taça com água à noite, para usar na manhã seguinte, ou de manhã para usar à noite.


Que feijão de soja devo escolher? A sua qualidade tem alguma importância na preparação do leite?

A qualidade do leite depende muito da qualidade do produto que lhe deu origem, seja soja, arroz, aveia, amêndoa, ou outro. Prefira uma marca de soja não transgénica e, se possível, biológica. Em lojas de produtos naturais ou cooperativas de produtos biológicos poderá comprá-la a granel, poupando no preço e no ambiente, ao reduzir nas embalagens.


É possível obter leite com sabores?

Sim, pode preparar leite com uma infinidade de sabores. Basta adicionar o sabor desejado depois da bebida pronta. Pode usar baunilha, cacau, alfarroba, café, canela, anis, coco ralado, fruta e adoçantes variados (frutose, açúcar mascavado, açúcar amarelo, etc.). Nunca use açúcar, mel ou outros adoçantes durante a preparação, porque pode queimar a resistência da máquina!
Também pode fazer variedades de leite de soja misturado com sementes (cânhamo, sésamo, etc.) ou com frutos secos (amêndoa, avelã, etc.). Encontra diversas sugestões no manual da sua máquina, ou em
LeiteDeSoja.com


Como posso obter leite mais rico em cálcio?

Pode adicionar ao feijão de soja demolhado 1-2 colheres de sopa de sementes de sésamo ou chia, e colocar tudo no jarro da máquina. Pode igualmente juntar algumas amêndoas laminadas à preparação do leite; ou uma tira de alga kombu, previamente demolhada e partida em pequenos pedaços.


O que faço com a okara (polpa da soja)?

A okara uma excelente fonte de fibra natural e pode ser adicionado a várias receitas, nomeadamente sopas e pães. Veja em LeiteDeSoja.com várias sugestões de receitas.


Em que recipiente devo guardar o leite no frigorífico?

Pode usar o próprio jarro de aço inoxidável da máquina ou um jarro ou garrafa de vidro. Embalagens de plástico ou alumínio também servem, mas não garantem a mesma qualidade.


Posso lavar a máquina de leite de soja na máquina de lavar louça?

A máquina não pode ser lavada na máquina de lavar louça, nem mergulhada em água, como qualquer aparelho elétrico. Pode ser lavada com esfregão e detergente – só a parte metálica. Limpe a parte superior da cabeça apenas com um pano húmido. Nunca lavar ou colocar em água a parte superior, onde está o motor e peças elétrica, nem na parte de baixo do jarro onde liga o cabo de alimentação.

O programa "High-Temp Washing" da máquina de leite de soja Midzu - modelo IV faz uma lavagem rápida com água morna ou quente (cerca de 10 minutos). Ajuda a remover resíduos muito secos, por exemplo se não lavar logo a máquina após a preparação das receitas. Mas a máquina precisa de ser enxaguada no final, com uma lavagem manual. 


Vi uma máquina que também fazia tofu. A vossa faz?

Nenhuma máquina de leite de soja faz tofu. As máquinas fazem o leite, depois é necessário juntar um coagulante para separar a proteína de soja da água e colocar numa caixa para dar a forma. Pode comprar o kit de tofu aqui.


Uma caixa de plástico para tofu é melhor do que uma de madeira?

A madeira é mais natural, mas essa é a sua única vantagem. As caixas de plástico são mais fáceis de limpar e não acumulam bactérias. As de madeira, com o uso, podem acumular fungos e bactérias, lascar e mesmo apodrecer. Quanto à funcionalidade, são idênticas. A principal diferença está no preço e longevidade, sendo o plástico bastante mais barato e durável.


O que é melhor para o ambiente: produzir o leite ou comprá-lo no supermercado? E tofu?

Produzir em casa polui muito menos. Embora os processos industriais possam ser mais eficientes, os problemas de armazenamento e transporte tornam-no globalmente muito mais agressivo para o meio ambiente. Tomemos como exemplo uma família que gasta 1 litro de leite por dia. Se o comprar, em 7 anos gastou 2557 litros de leite e outras tantas embalagens, com todos os custos associados de produção, transporte, embalagem e tratamento de resíduos. Se, pelo contrário, comprar a soja, precisa de transportar apenas 256 Kg e gastar 256 embalagens de plástico, admitindo que compra a soja em embalagens de 1Kg. O transporte da água e energia são, obviamente, muito mais eficientes nas respectivas redes nacionais ou municipais.



printer   E-mail